Diretor responsável: Márcia Marcondes Terra

Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 1.229.231 habitantes (IBGE/2013) sendo, portanto, uma capital regional. A microrregião de Sorocaba conta com quinze municípios, somando mais de 1.324.176 habitantes e sua região metropolitana composta por 26 municípios somam aproximadamente 1,8 milhão de habitantes. O município está integrado – junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas e a Baixada Santista – ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.

Ao longo dos últimos doze anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das dez cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba). É a quinta maior cidade em desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB de R$ 16,12 bilhões.

É o oitavo município brasileiro e o quarto mercado consumidor do estado fora da Região Metropolitana da capital, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2.400 dólares americanos para a população urbana e 917 dólares americanos para a rural (7 200 pessoas) e a 29ª cidade brasileira com maior potencial de consumo. O Fórum Trabalhista de Sorocaba possui quatro Varas e o Serviço de Distribuição dos Feitos, responsáveis, ainda, pelas cidades de Votorantim e Araçoiaba da Serra.

Localização
Fórum Trabalhista de Sorocaba
Rua Ministro Coqueijo Costa nº 61
Bairro Boa Vista, Sorocaba, SP