Diretor Responsável: Marcelo Amorim de Menezes

Ribeirão Preto localiza-se a noroeste da capital do estado de São Paulo e ocupa uma área de 650,366 km², sendo que127,309 km² estão em perímetro urbano e os 523,051 km² restantes constituem a zona rural. Em 2013 sua população foi estimada pelo IBGE em 649.556 habitantes, o município foi o que mais cresceu entre as maiores cidades do Estado de São Paulo. A população ribeirão-pretana foi a terceira que mais evoluiu entre os 30 maiores municípios do Brasil, sendo superada apenas por Salvador e Manaus.

Ribeirão Preto foi fundada em 1856, neste período a região recebia muitos mineiros que saíam de suas terras já esgotadas para a mineração e procuravam pastagens para a criação de gado. No começo do século XX, a cidade passou a atrair imigrantes, que foram trabalhar na agricultura ou nas indústrias abertas na década de 1910. O café, que foi por algum tempo uma das principais fontes de renda, se desvaloriza a partir de 1929, perdendo espaço para outras culturas e principalmente para o setor industrial.

Além da importância econômica, o município é relevante centro de saúde, educação, pesquisas, turismo de negócios e cultura do Brasil.
A Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto completou, em 2014, 47 anos, sendo que a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento é datada de 13 de maio de 1967. O Fórum da cidade conta com seis Varas do Trabalho e a Coordenadoria de Distribuição de Feitos que compõem o Fórum Trabalhista Ministro Marco Aurélio Prates de Macedo. Além do município-sede, o FT de Ribeirão Preto, composto por seis Varas do Trabalho, atende também a população das cidades de Jardinópolis e Guatapará.

Localização
Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto
Rua Afonso Taranto, nº 105
Nova Ribeirania, Ribeirão Preto, SP