20 de novembro: Sindiquinze celebra importância do Dia da Consciência Negra

Em tempos de intolerância e discriminações, o Sindiquinze considera de fundamental importância celebrar este 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Não só para as pessoas que se definem como de raça e cultura afrodescendente, mas para toda a sociedade brasileira. De acordo com o último Censo, cerca de 54% da população se declarou negra, ou seja, mais da metade dos brasileiros.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro e em 1.260 cidades, inclusive Campinas, foram aprovadas leis decretando feriado nesta data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.

Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O dia 20 de Novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Mas, somente em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

É também dia de debater a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *